O Yoga e a depressão
Usando Yoga para aliviar os sintomas da depressão
De acordo com a Harvard Mental Health Letter, estudos recentes sugerem que o yoga pode:
- reduzir o impacto do estresse
- ajuda com ansiedade e depressão
- ser uma técnica auto-calmante semelhante à meditação, relaxamento e exercício
- melhorar a energia
Yoga é um exercício físico que envolve diferentes posturas corporais, técnicas de respiração e meditação.
Muitas pessoas usam o Yoga para gerenciar:
- problemas mentais e emocionais, como estresse, ansiedade ou depressão
- condições e distúrbios, como dor lombar contínua
- dor crônica ou de longo prazo
- saúde e bem-estar geral
A combinação de meditação e movimento físico fornece dois elementos importantes para aliviar a depressão. A meditação ajuda a trazer uma pessoa para o momento presente e permite que ela limpe suas mentes. Movimentos controlados e focados também ajudam a fortalecer a conexão corpo-mente.
Os exercícios respiratórios são eficazes na redução dos sintomas depressivos pois o exercício se concentra na respiração profunda e controlada.
Como exercício, a Yoga é uma maneira natural de aumentar a produção de serotonina. De acordo com o Journal of Psychiatry and Neuroscience Trusted Source, a produção de serotonina desempenha um papel no tratamento da depressão. Acredita-se que a serotonina desempenha um papel importante na felicidade. Um estudo também sugere que pessoas com depressão têm níveis mais baixos de serotonina.
A Yoga também é especialmente útil por causa de sua natureza suave, calmante e fluida. Cada pose é flexível, para que pessoas de todos os níveis possam praticar.
A Yoga também aumenta a variabilidade da frequência cardíaca (VFC), ou mudança no tempo entre os batimentos cardíacos, aumentando a resposta de relaxamento em relação à resposta ao estresse no corpo. Uma alta VFC significa que seu corpo é melhor em automonitoramento ou adaptação, principalmente ao estresse.