Por um Yoga longe do “like” e mais perto da verdade.
No ocidente, e sobretudo no Brasil, o Yoga é visto como algo difícil e complexo, destinado somente a uma "casta" específica, onde se incluem os flexíveis, magros e fortes.
Por um Yoga longe do "like" e mais perto da verdade.
No ocidente, e sobretudo no Brasil, o Yoga é visto como algo difícil e complexo, destinado somente a uma "casta" específica, onde se incluem os flexíveis, magros e fortes.
Vou tentar em algumas palavras descrever o que é realmente o Yoga para juntos tentarmos entender o que aconteceu com ele.
Inspira, expira e continue a leitura!
Há milhares de anos, um camarada chamado Patanjali ( que não se sabe se era uma pessoa ou um pseudônimo para um grupo de pessoas) sintetizou o essencial da filosofia e da técnica, de maneira a construir uma exposição condensada e sistemática. Com isso, criou um livro e colocou um nome criativo de "Yoga Sutras de Patanjali".
Os Yoga Sutras, um conjunto de 196 aforismos, teria sido escrito em alguma data entre 400 e 200 a.C.
O sábio, já no segundo sutra, manda essa: "Yoga é a cessação dos turbilhões da mente". E para chegar lá, ele nos aponta, entre outros, um sistema chamado Ashitanga-Yoga, ou os oito membros do Yoga, que envolvem prescrições para atingirmos a meta final, que nada mais é do que o aprimoramento nas práticas meditativas, capazes de cessar os turbilhões da mente na busca pela liberação! (ufa).
Dentro desse sistema existe uma palavra que você já deve ter ouvido falar: ASANA. A chave do nosso texto está aí!
Patanjali diz:
"Asana é uma postura estável e confortável."
"Alcança-se a perfeição do ASANA quando o esforço se torna não-esforço e se alcança o ser infinito interior."
"Consequente, o praticante jamais é perturbado pelas dualidades".
Por outro lado, o "imaginário popular" pensa:
"Asanas" são um conjunto de posturas acrobáticas que devem ser feitas somente por pessoas flexíveis, magras e fortes.
"Devem ser realizadas em uma praia em Fernando de Noronha ou Los Angeles."
"Juntas, posturas e lugares paradisíacos levarão o praticante a um estado de êxtase espiritual".
Como se vê, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Patanjali foi buscar cessar os turbilhões da mente e o outro foi tirar foto na praia para aparecer no instagram.
Brincadeiras a parte, Patanjali não "lacrou", é verdade, mas certamente seu conteúdo pode ajudar você a entender o que realmente vem a ser o Yoga!
Abra a cabeça para novas experiências e oportunidades. Yoga é uma prática acessível a todas as pessoas. Não existe limite de idade, corpo ou qualquer outro impeditivo. A prática respeita o corpo e integra com a mente.
Ah, importante: se você é do time que sempre diz: Yoga não é para mim, pois não consigo parar de pensar. Tenho uma outra notícia, isso nunca irá acontecer.....( ninguém para de pensar, nem o Dalai Lama..rs)
E ai, pronto para aprender a como controlar pensamentos, ansiedade e um pouco da sua mente?
*Para os interessados em conhecer a obra de Patanjali, segue algumas sugestões de boas traduções;
1. A ciência do Yoga - I.K. Taimni
2. O Yoga que conduz à plenitude - Os Yoga Sutras de Patanjali - Prof. Gloria Arieira.