Quando se confunde relaxamento com meditação.
Convido o leitor a ler algumas afirmações que já escutei de alguns praticantes de meditação.
-Professor, eu baixei um aplicativo de meditação que é realmente fantástico. Eu durmo com ele todas as noites.
- Antes de dormir eu sempre medito. Coloco uma música de fundo e simplesmente deixo ela me guiar!
-De manhã eu sempre medito. Coloco uma música ( no caso "Oh happy day" ) e deixo ela por 5 minutos. E pronto, estou preparado para mais um dia.
Veja que em ambas as frases o resultado é bem produtivo. Todos, de certa forma, se beneficiam destas praticas ditas "meditativas; A questão aqui é identificar se as pessoas estão, de fato, meditando ou relaxando. Se não estão literalmente comprando gato e recebendo lebre!
Relaxar é, sem dúvida alguma, algo muito prazeroso pois nos concede a oportunidade de aquietar um pouquinho a mente, relaxar o sistema nervoso e os músculos do corpo. Estas sensações se traduzem em uma boa noite de sono ou em um estado de bem aventurança ou "desligar-se do mundo".
E relaxar é muito bom, só que não é a mesma coisa que meditar!
A meditação, em poucas palavras, é o ato de levar a atenção a alguma coisa. É um esforço atencional sobre algo como a respiração, às partes do corpo, um mantra, uma imagem, aos passos de uma caminhada, aos pensamentos, entre vários outros exemplos. Sua aplicação pode ocorrer tanto em um contexto laico ou espiritual e/ou religioso.
Meditar implica em um estado de vigília da mente. É a grosso modo trazer a atenção ao momento presente, sem críticas ou julgamentos quanto aos pensamentos e sensações. É diferente de "se perder nos pensamentos", de imaginar algo prazeroso ao ouvir uma música, ou de "pegar no sono com a voz do locutor do APP". Não é ter uma boa noite de sono como resultado e, sim, sentir que está mais conectado a experiência do momento presente.
É estar consciente, não "ausente".
Existem hoje milhares de aplicativos que "ajudam a meditar" ou que fazem a chamada "meditação guiada" ( uma voz encantadora que simplesmente faz com que qualquer ser humano RELAXE e não necessariamente medite). Há um interesse ( a meu ver um pouco intencional ) em querer confundir o relaxamento com a meditação com o intuito comercial de vender seu aplicativo; Afinal de contas é melhor criar "praticantes dependentes" do que "praticantes independentes". (deixo esse assunto para uma outra postagem)
Ressalto mais uma vez que relaxar é algo extremamente positivo. Seus resultados são mais do que comprovados e alteram de forma bem significativa a qualidade de vida da pessoa. Reitero, entretanto, que esta não pode ser confundida com a meditação que é, definitivamente, um outro processo bem mais intenso e profundo no que tange os estados da mente.
Namastê
Obs:
Gosto de exemplos. Diria (de forma bem simplista) que relaxar seria ir na academia e ir andar em uma esteira. É prazeroso, não precisa pensar muito, gasta calorias e traz uma sensação gostosa.
Meditar seria ir na musculação. Ao contrário de ligar a esteira e simplesmente andar, na musculação você precisa levar a atenção em cada aparelho com o intuito de perceber o que cada peso faz com o seu corpo.