Se precisar, desista.
Desistir é muito mais comum do que se imagina, mas não temos que nos envergonhar por conta disso. Que atire a primeira pedra aquele que, ao ver uma adversidade grande, acabou desistindo. E qual é o problema em desistir?
Será que a pessoa que desiste está sentenciada a passar sua vida inteira enfrentando um ciclo interminável de fracassos? Ou será sempre condenada a ser uma pessoa "sem perseverança", "sem garra", sei lá o quê!
Crescemos com essa imagem de que desistir é sinônimo de perder. De que aquela pessoa ao lado, que conseguiu realizar aquilo que você desistiu, mesmo com diversas adversidades, é melhor do que você! Que tal voltar a atenção para a simplicidade. A forma simples, sem ser rebuscada, de ver e agir na vida.
Quando éramos crianças, por várias vezes desistíamos de uma brincadeira e acabávamos em outra, que era mais "legal", por assim dizer. Não havia julgamentos, regras... era simplesmente mais legal desistir de montar o Lego e ir brincar de alguma outra coisa.
E o tempo passou, crescemos. Somos adultos, maduros, donos de nós mesmos, dotados de uma consciência madura sobre o que vem a ser a vida. "Sou brasileiro e não desisto nunca." Frase bonitinha e aprisionante ao mesmo tempo.
E se mudássemos um pouco o nosso ponto de vista sobre desistir? Vou usar o lúdico: Pense em um carro de Fórmula 1 em uma estrada de lama. Como seria o desempenho desse carro? Seria ele um carro "vencedor"?
Então temos aqui um carro cheio de potencialidades, com motor forte, aerodinâmica perfeita e... desempenho ruim! A culpa não é do carro, e sim da estrada escolhida. Do lugar onde você ESCOLHEU colocar seu carro. (E aí vem o nosso pensamento descontrolado, julgador, cheio de certezas, nosso ego.)
- Não desista! Lute! A sua vida foi cheia de regalias, fácil, você TEM (veja, obrigatoriamente, TEM) que vencer! - Teve tudo e desperdiçou, fracassado(a)!
Repito: A culpa não é do carro, é da estrada escolhida.
Pare um pouco. Sério, pare um pouco. Respire fundo. Saia e vá tomar um copo de água. Volte daqui 3 minutos e reflita sobre essa frase, que é simples mas certamente não é fácil. Pare de se lamentar. Chega. Se você desistiu, é porque aquela estrada não é para você. Simples assim.
Desistir é necessário para não passar uma vida de sofrimento usando seu potencial para nada. Quão ruim pode ser isso? Não quero dizer que devemos desistir de tudo.
Por favor, você é esperto(a) o bastante para entender que não se trata disso. Trata-se de ter a consciência de que o sentimento de desistir, dependendo da circunstância, não é algo desfavorável. É, sim, sinônimo de sabedoria.