Sou homem e faço yoga porque...
Por mais modernos que sejam nossos tempos, o assunto Yoga é ainda tratado com certo preconceito pela rapaziada!
As mulheres são maioria entre os praticantes de Yoga, embora este índice tenha reduzido ao longo dos anos. Existem uma série de justificativas para esta prevalência feminina na procura pela Yoga, mas acho que seria necessário um outro post para falar sobre isso.
Vamos então aos homens, a minoria dos praticantes de Yoga. Focaremos nossa atenção ao cenário brasileiro.
Começamos por uma frase dita por um colega do judô há alguns anos atrás:
- Fernando, quando você vai parar com essa "viadagem" de Yoga e voltar aos treinos de judô?
Naquela época, respondi algo como: - Eu faço Yoga porque é bom para a mente, para o corpo, para dormir melhor. Foram vários "porquês" para justificar a prática da Yoga. (naquele tempo ainda não era instrutor de Yoga e, sim, praticante).
Esse pensamento me veio à tona há alguns meses atrás quando estava conversando com um colega do curso de formação de Yoga. Ele dizia que éramos grande minoria na formação de instrutores e que era motivo de riso no trabalho dele pois havia ensinado uma técnica de Yoga um tanto "diferente".
- Tentei dizer a ele que a técnica era muito boa, mas aí o pessoal já caiu na risada.
Eu disse:
- Cara infelizmente para justifica nossa prática de Yoga pra galera, temos sempre que colocar um porquê na frase...algo como: Faço Yoga porque ajuda no judô, ou porque trás flexibilidade ou para dormir melhor...enfim sempre um porquê! "Tipo" fazer Yoga por outros motivos daria margem a piadas.
Todos os meus colegas que estavam próximos concordaram.
Ser um praticante de Yoga ainda é algo "estranho" aos olhos dos homens em geral. Existe muito preconceito, muita falta de informação.
A prática da Yoga traz tantos benefícios, mas parece estar ainda a "anos luz "da roda de amigos em um bar!
Talvez o caminho para a mudança de atitude seja popularizar a linguagem da Yoga; aproxima-la do cotidiano da "rapaziada". Falar em Yoga ainda é algo "místico" e falar de Yoga para homens (em geral) é ainda muito estranho e esquisito.
Dizer os benéficos da pratica de Yoga ainda não convence os homens. Talvez o bom humor, a "descomplicação" da prática e a quebra de alguns "mitos" sejam o início do caminho!